segunda-feira, agosto 21, 2017

Frango Vietnamita

Ultimamente temos comido muito frango aqui em casa e eu sempre tento fazer preparações diferentes para não enjoar.
Eu estava com vontade de comer uma coisa bem diferente e lembrei que minha mãe tinha trazido de viagem um tempero estranho que nunca tinha ouvido falar: o lemongrass. 
 (Essa idéia do pilão acabou sendo só pra foto hihi) 
Descobri ser uma planta muito usada em pratos asiáticos, especialmente no Vietnã. Nunca vi para vender aqui, mas acho que deve ter em lojas de importados. Eu achei que vale bastante a pena, é um tempero incrível que dá um gosto completamente diferente pra qualquer comida - eu nunca tinha provado nada parecido. Se você não encontrar, dá pra substituir por limão, mas não é a mesma coisa.
Ficou muito bom e bem apimentado, do jeito que eu gosto.

FRANGO VIETNAMITA
Ingredientes
2 coxas e sobrecoxas de frango
1 cebola pequena
2 dentes de algo
1 col. de sopa de gengibre fresco
1/2 xíc. de leite de coco
2 col. de sopa de molho shoyo
1 col. de sopa de vinagre de arroz
3 col. de sopa de Lemongrass em pó
1 pimenta dedo-de-moça
Temperos à gosto: sal, pimenta.
Instruções
1. Descasque e pique grosseiramente a cebola, o alho e o gengibre. Retire as sementes da pimenta.
2. No liquidificador, adicione todos os ingredientes exceto o frango. Bata até formar uma pasta grossa.
3. Tempere o frango com sal e esfregue a pasta em todo o frango, tentando pegar todos os cantinhos. Coloque o frango em um ziplock e despeje o resto da passa. Feche e deixe marinar por pelo menos 30 minutos.
4. Retire com cuidado o forno da marinada e leve pra assar em forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos.
5. Retire o frango do forno e despeje o restante da marinada por cima. Leve de novo, dessa vez em forno 200º para dourar bem. A pasta deve criar uma crosta.
Notas
O lemongrass pode ser substituído por raspas de limão. Não é a mesma coisa mas dá o truque.
Receita Adaptada do blog Nomnom Paleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo